quinta-feira, 21 de julho de 2011

Músicas Japonesas - Animes

  Uma das melhores coisas em se assistir animes, e que também os diferenciam bastante dos mangás são as músicas, tanto de trilha de fundo como as Openings (aberturas) e Endings (encerramentos).

  Sem dúvida uma boa música muda o modo como se assiste um desenho japonês. Tanto pra melhor como pra pior. E eles seguem uma certa ordem, já que normalmente as openings são diferentes das ending musicalmente falando. Em animes de ação a opening é animada, sendo um rock ou pop agitado e a ending mais calma, pra encerrar o capítulo. Às vezes algumas dessas músicas viram verdadeiros hinos pra os fãs, marcando uma série por anos, ou então são esquecidas por serem ruins...

  De qualquer modo é sempre algo a se prestar atenção com o início de uma nova série ou numa série já antiga mudando de abertura. Alguns temas famosos são os de Dragon Ball Z, Yu Yu Hakushô, Pokémon etc. Alguns que eu pessoalmente recomendo são(em japonês original) : a primeira abertura de FullMetal Alchemist, a terceira e quarta de Naruto, a terceira e a sétima de Naruto Shippuden, além da  abertura atual da saga da guerra ninja e dos 5 Kages, e do transplante do Sharingan, além da segunda do Bleach. Destaco como trilha de fundo a música dramática de Naruto que toca algumas vezes no decorrer da série, como por exemplo quando foi contada a história de Sasuke e Itachi e dos acontecimentos que levaram à extinção do Clã Uchiha. As músicas de digievolução do desenho Digimon, são uma atração à parte e verdadeiros clássicos!

  
 Como um fato interessante, um anime que me chamou muita atenção pelas músicas é o Inazuma Eleven ( Super Onze no Brasil) que passa atualmente na RedeTV. Todas as openings são cantadas no Japão por um mesmo grupo: T-pistonz+KMC e já são 6 até agora, fora a série mais recente Inazuma Eleven Go.
A que é executada atualmente no Brasil é a versão em português da segunda abertura. A quinta é simplesmente genial, e a sexta recebeu um prêmio de melhor música de anime em 2011.


Super Onze
  Esse é um verdadeiro mercado no Japão, onde cantores são muitas vezes associados a uma certa série de anime e tem prestigio por isso. Na minha opinião as J-songs (músicas japonesas) são as mais interessantes no mundo atualmente, pois mesmo usando estilos já consagrados como Rock e Pop, conseguem acrescentar sempre um frescor e originalidade às músicas e sem medo de experimentar. O resultado é realmente incrível e vale a pena ser conferido. E nada como fazer isso acompanhando um bom anime.

FullMetal Alchemist

Um comentário:

  1. Não me lembro de muitas aberturas de mangás, mas sei que adoro a abaetura do full methal alchimist.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...