sábado, 27 de agosto de 2011

Os 10 Melhores Filmes de Todos os Tempos - Por Fernando Borges Pt.2

Esta é a continuação da lista. A primeira parte pode ser encontrada aqui.

6° Clube da Luta (Fight Club - 1999)
Com Edward Norton interpretando Jack, figura central da trama, e Brad Pitt interpretando Tyler, Clube da Luta se desenvolve tendo estes dois personagens em polos opostos.
Jack é um executivo imerso numa rotina monótona e repetitiva e já não suporta isso; quando seu apartamento explode (suposto vazamento de gás) ele passa a morar com Tyler, homem singular que conhecera recentemente.
E dessa amizade inusitada surge o Clube da Luta, no qual homens amigos lutam ferozmente entre si. Mas é claro que o filme não é apenas isso e um desenrolar surreal de toda essa história nos surpreende a todos.
7° Rede de Intrigas (Network - 1976)
Mesmo sendo de 35 anos atrás este filme continua com uma temática extremamente recente, servindo de crítica para a mídia inescrupulosa e para os mecanismos de manipulação em massa. É fantástico perceber a transformação dos personagens diante desta realidade e como alguns sucumbem a ela. Embora o filme seja anterior à internet, a mensagem e a crítica que se faz também valem para esta. Percebe-se como o ibope supera qualquer mínima noção de ética e moral. Um grande filme, vencedor  de 4 Oscars: Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway), Melhor Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight)  e Melhor Roteiro Original.  
8° Hotel Ruanda (Hotel Rwanda - 2004)
História real e recente do genocídio que assolou Ruanda e assombrou o mundo em 1994. Numa grotesca limpeza étnica os hutus (“etnia” então pertencente à elite) mataram, em poucos meses, mais de um milhão de tutsis.
Paul Rusesabagina,
hutu e gerente de um hotel de elite, passa a abrigar centenas de tutsis enquanto a situação se deteriora ao seu redor e logo não se sabe se permanecerão ou não vivos por muito tempo. Rusesabagina existiu de fato e o filme mostra, tal qual um documento histórico, o desenrolar dos fatos. Atuações fantásticas e a direção surpreendente de Terry George nos deixam tensos do começo afim. Ao final é impossível não fazer uma associação com Oskar Schindler.
9° Beleza Americana (American Beauty - 1999)
Beleza Americana é uma rosa linda e sem espinhos, porém desprovida de aroma. O título do filme já revela um aspecto das relações sociais e dos comportamentos que serão abordados. A família perfeita, o Sonho Americano, apenas uma fachada. Uma cortina bonita que esconde uma paisagem degradada. Lester (Kevin Spacey), que é o protagonista, percebe que vive uma vida medíocre, extremamente desinteressante e decide modificar isso. Ao mesmo tempo que acompanhamos sua trajetória de transformação, nos aprofundamos nos demais personagens. Um garoto problemático, uma filha rebelde, uma família desestruturada. Todas as personagens possuem profundidade psicológica. Vencedor dos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção (Sam Mendes), Melhor Ator (Kevin Spacey), Melhor Roteiro Original (Alan Ball) e Melhor Fotografia.
10° Dogville - 2003
Mais uma obra prima, Dogville é fruto do Dogma 95, projeto criado por Lars von Trier  (diretor deste filme) e Thomas Vinterberg.
A história se passa durante a grande depressão norte-americana. Grace (Nicole Kidman), nossa protagonista, refugia-se numa pequena cidade que dá nome ao filme. Ela está se escondendo de mafiosos. A princípio todos se mostram dispostos a ajudá-la, mas com o breve passar do tempo as coisas mudam.


Confira a lista dos Melhores Filmes de Todos os Tempos feita por Leandro Roberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...