quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os 10 Maiores Psicopatas do Cinema

Lendo o artigo “Vilões: malignos, marcantes e inesquecíveis” do blog Momentum Saga, acabei tendo a ideia de postar aqui minha própria lista, mas ao invés de apenas vilões, também psicopatas. Atente-se para o fato que um vilão pode existir como tal sem, necessariamente, ser psicopata. Devo lembrar também que se trata de uma lista pessoal e que não, Darth Vader não estará na lista. Vader é um grande vilão, mas não se enquadra na categoria “psicopatas”.

10° Carl Stargher - O Serial Killer do filme A Cela

Stargher é um sádico que se excita vendo suas vítimas se afogarem dentro de uma cela, enquanto tudo é gravado. Suas vítimas sofrem durante horas, enquanto a cela aos poucos vai se enchendo. Quando ele entra em coma, a terapeuta Catherine Deane, utilizando uma nova técnica, entra em sua mente para tentar descobrir o paradeiro de sua última vítima, que está presa em uma cela, em algum lugar, com a água pelo pescoço.

9° Coronel Hans Landa - Bastardos Inglórios

O vilão carismático que, sem titubear, fuzila toda uma família. Hans Landa persegue judeus na França tomada pelos alemães e não esconde seu prazer em fazer isso.




8° Norman Bates - Psicose

Dispensa apresentações. Uma dos maiores personagens criados por Hitchcock, Bates mantinha o cadáver da própria mãe em casa enquanto fingia ser a mesma. Como se isso não fosse suficiente, também usava o tempo livre para matar belas mulheres enquanto estas estavam no chuveiro.



7° Henry Evans - Garoto psicopata do filme O Anjo Malvado

Evans, olhado desatentamente, é um garoto como outro qualquer. Mas por trás de sua face de ingenuidade ele esconde pura maldade. Sente prazer em ver os outros, pessoas ou animais, sofrendo e planeja o homicídio de seus próprios familiares.


6° Anton Chigurh - Onde os fracos não têm vez

Assassino com o corte de cabelo mais esquisito de todos, ele não poupa ninguém (nem mulheres, crianças, inocentes) para conseguir o que quer.
No fim do filme, mesmo sem haver qualquer necessidade prática, ele mata a família de um dos personagens (que já estava morto) apenas para cumprir a promessa.


5° Alex DeLarge - Laranja Mecânica

Alex é um jovem líder de uma gangue que se diverte espancando, estuprando e matando qualquer um que apareça no caminho. O filme, obra prima de Stanley Kubrick, é um dos raros casos de filme que supera a versão original em livro.


4° Coringa por Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas

Difícil saber se ele é psicopata ou apenas um total louco. Acredito que uma mistura dos dois. Pra queimar montes de dinheiro e quase explodir milhares de pessoas em navios é preciso muito sangue frio.




3° Hannibal Lecter - O Silêncio dos Inocentes

Se não bastasse matar suas vítimas, ele também as come.
Ninguém nunca esquecerá da cena em que o ex-médico frita parte do cérebro de uma vítima ainda viva e dá um pedaço para ela experimentar.
O personagem pelo qual Anthony Hopkins será sempre lembrado.


2° Annie Wilkes - A enfermeira do filme Louca Obsessão

Além de matar bebês (existe coisa pior?), Wilkes aprisiona um escritor e o obriga a reescrever um volume do seu romance no qual ele mata a sua personagem favorita. A cena na qual ela quebra os seus tornozelos com um martelo para evitar que ele fuja é chocante.

1° Patrick Bateman - Psicopata Americano

Bateman é um homem belo e vaidoso que vê tudo e todos a sua volta como meras fontes de prazer e diversão. A inveja o corrói e ele entra em êxtase quando observa suas vítimas morrerem. Maneiras de matar não faltam: armas de fogo, armas brancas, serras elétricas, ácido, furadeira etc.
Grande atuação de Christian Bale.

Menções honrosas:

Jigsaw - Vilão do filme Jogos Mortais.

Lunático com um ideal macabro na cabeça. Mata suas vítimas das formas mais brutais possíveis, mas não sem antes fazê-las passar por grande desespero. Em um dos filmes ele força um personagem a amputar , sem anestesia, o próprio pé.




John Doe - Serial Killer do filme Seven - Os Sete Crimes Capitais.

Mesma coisa do anterior, só que com mais estilo.
Doe não teme a morte e arquiteta de forma maestral uma série de assassinatos de gelar a alma de tão horrendos. 



Mr. Blonde - Reservoir Dogs.

Sádico que se regozija com a dor e desespero de suas vítimas. Dança e canta enquanto mutila o rosto de um homem.


*Leia a resenha do livro Mentes Perigosas, sobre psicopatas.


8 comentários:

  1. Aquele assassino do filme A Cela é bizarro! Sempre tive um pé atrás com esse cara. O Coringa é outro que transpira insanidade em todas as ações, foi uma excelente atuação.

    Ótima lista! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sybylla!
    Eu sempre gostei desse negócio de ele (o assassino do A Cela) ter duas personalidades antagônicas dentro de si e uma ser reprimida pela outra.
    Sem contar aquela mente bizarra dele!

    ResponderExcluir
  3. Esses filmes são uma viagem ao interior de mentes bizarras. Boa a lista. Lembro de quando assisti O Anjo Malvado, no final da adolescência, cenas do filme ficaram na minha cabeça por dias.


    Criei um conto no meu blog, e lancei uma proposta: outros autores, leitores, escritores... ajudarem a criar o final desta história. O que você acha? Gostaria de fazer parte neste conto?

    http://devaneiosedesvarios.blogspot.com/2011/09/o-alto-da-montanha.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari! Esse filme também me deixa arrepiado...
    O que eu acho mais fascinante é o fato de isso existir; pessoas que simplesmente são incapazes de sentir empatia ou qualquer espécie de emoção nobre.

    Como vai funcionar esse conto? Será feito em várias etapas? Achei interessante.

    ResponderExcluir
  5. aaaaaaaaaaaaaaaaadorei este texto!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. É interessante notar que o nome "John Doe" é usado em hospitais e necrotérios, nos países de língua inglesa, para designar mortos cuja identidade não é conhecida (existe a forma feminina, "Jane Doe"). Tanto ele - o assassino de Seven - quanto o assustador, porém carismático Dr. Hannibal Lecter, me fazem ficar matutando numa coisa: por que um indivíduo inteligente e culto parece tão assustador para muita gente? John Doe conhece arte e literatura clássica, enquanto os heróis interpretados por Brad Pitt e Morgan Freeman são homens totalmente comuns. Hannibal Lecter também conhece arte e literatura, além de ser um amante de música clássica e da alta gastronomia (embora goste de acrescentar a esta última alguns ingredientes bizarros...), já Clarice Starling é uma pessoa que se foca exclusivamente no conhecimento técnico de que necessita para seu trabalho de agente do FBI, não tendo qualquer interesse visível por cultura. Por que será que o homem culto é sempre o "outro", o anormal, o ameaçador? O que isso revela sobre a visão de mundo que o cinema difunde? Creio que vale a pena dedicar alguns minutos pensar nessa questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, acho que essa reflexão merece até um texto, nem que seja de especulação e divagação.

      De qualquer maneira, com certeza vale refletir. Na próxima vez que me deparar com algum vilão dentro desse estereótipo eu me lembrarei disso kkk

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...