quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - Análise Crítica (Guest Post)


[Post escrito por Diego Rodrigues]

Assisti ao filme “A invenção de Hugo Cabret” (Hugo - 2011) e todas as minhas expectativas foram superadas, primeiramente porque existe toda uma explicação acerca do filme ter certa tendência infantil e isso vai um pouco de encontro com "Cinema Paradiso", no que tange ao fato de ambos serem uma ode ao cinema e apresentarem tal ode a partir do ponto de vista de uma criança (claro que não chega a ser tão emocionante quanto o "Cinema Paradiso") e essa tendência infantil, pelo menos para mim, serve também para remeter um pouco à origem do cinema , quando este, em termos metafóricos, era apenas uma criança em desenvolvimento descobrindo seu lugar no mundo.

Além disso, o filme traz diversas passagens de filmes antigos, como a cena do filme dos irmãos Lumière de 1895, "Um trem chegando à estação", no qual o filme consiste exatamente no que diz o título. Essa cena cria um paralelismo com a cena inicial do filme, na qual é mostrado um trem chegando à estação e o uso do recurso em 3D causa o mesmo impacto que a cena do filme dos irmãos Lumiére causou nas pessoas da época que viram o filme.


O uso do 3D foi o mais inteligente que eu já vi desse recurso, porque ao mesmo tempo em que ele foi utilizado para provocar nos telespectadores o mesmo impacto que os filmes causavam outrora, também foi utilizado para mostrar que assim como os filmes antigos possuíam já seus próprios recursos que facilitavam na criação das mais diversas realidades, hoje não é diferente e o cinema continua evoluindo para fazer sua mágica cada vez com mais realidade e sabemos que assim como o cinema mudo sucumbiu ao cinema falado, os filmes em 2D, logo logo também não pertencerão mais a nossa realidade. E surpreende o fato de ter sido o primeiro filme de Martin Scorsese em 3D e mesmo assim ele conseguir esse resultado primoroso.

O filme também faz um jogo bem legal entre a ilusão/mágica e a função do cinema, apresentando o mesmo como um dispositivo que nos permite fazer uma evasão da nossa realidade e criar qualquer coisa que a mente humana seja capaz de imaginar. Em resumo é um filme bastante poético com fotografias bem interessantes e que vale muito a pena assistir.  

5 comentários:

  1. Assisti “A Invenção de Hugo Cabret” e o filme é realmente muito bom e belo. Mas primeiro quero dizer que discordo totalmente do Oscar de melhores efeitos especiais e de fotografia. Outros filmes mereciam mais esses prêmios. A fotografia do “A Árvore da Vida”, por exemplo, é bem melhor. Não que os efeitos visuais e a fotografia do Hugo não seja bem feito. Magistralmente bem feito! Mas nesse caso achei injusto e deve ter pesado - como o Jarbas gosta de dizer - a parte mais conservadora da Academia.

    Toda a forma como a história é conduzida, todo o saudosismo e nostalgia e até as subtramas são realmente muito boas e bem elaboradas. Até quando fica mais caricato, percebe-se que foi intencional e funciona bem. É uma pena que eu não tenha assistido em 3D, pois dá pra ver, mesmo assistindo em 2D, que ele foi pensado do começo ao fim para ser em três dimensões.

    E o filme realmente não é infantil, como eu havia pensando. E esse também não é o seu público alvo. É um filme que pode ser assistido por crianças, mas que se destina a um público mais amplo, vendo pelo lado da faixa etária.

    Em suma, gostei muito mesmo, recomendo e concordo plenamente com a sua crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando terminei de ver o filme imaginei a mesma coisa que vc a respeito de Cinema Paradiso, que é meu 2° filme preferido. Já o uso do 3D não posso dizer pq assisti em 2D, na minha cidade não veio cópias 3D. Mas deve ser mágico mesmo. Pra mim, Hugo é o segundo melhor do ano, atrás apenas de A Separação.

      P.S. Eu tinha esquecido de colocar um link daqui no blog, mas agora já ta linkado hehe.
      Abraços!

      Excluir
    2. Opa, obrigado por linkar o AL no seu blog!
      Quero muito assistir esse "A Separação". A pessoa que escreveu esse Guest Post, um amigo meu, assistiu e disse que é realmente muito bom.
      Achei meio esquisito o "A Pele que Habito" não ter sido nem ao menos indicado, mas não posso me precipitar, afinal não assisti a nenhum dos que foram.

      Abraços!

      Excluir
    3. A pele que Habito não foi indicado pq não foi o escolhido para representar a Espanha nesse ano. Como são burros, não? rsrs

      Excluir
    4. Ah, está explicado! Nem me ocorreu que a Espanha não o tivesse indicado. Dei uma olhada e vi que o filme indicado pela Espanha foi o "Pa Negre". Parece interessante.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...