segunda-feira, 26 de março de 2012

Livros que Marcaram - Por Leandro Roberto


Como já diz o título, farei aqui uma pequena lista de livros que marcaram. Alguns, marcaram gerações, outros, toda uma nação de leitores.

Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Dom Casmurro é meu preferido por diversos motivos, mas basicamente esse é o livro que mostra toda a genialidade de Machado de Assis. Um a história empolgante e envolvente com vários elementos, uma trama bem feita e uma narrativa instigante, além de claro a maior pergunta da literatura brasileira: ''Capitu traiu ou não Bentinho?''

O debate sobre essa questão é uma das coisas mais legais na leitura do livro, além de todo o prazer que proporciona, com todo seu realismo nas relações entre as personagens, e, ainda o modo como é contada a história e as diversas citações do autor.

Memórias Póstumas de Brás Cubas tem basicamente as mesmas qualidades, além de ser o livro que é considerado o 'fundador' do Realismo brasileiro. Tem uma narrativa que não segue uma ordem cronológica exata.



Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Ordem da Fênix
Apesar de na minha opinião a série ter decaído com o passar do tempo, ela sem dúvida tem aquele algo mais que é tão importante nas séries de sucesso. Com o perdão da palavra, ela tem uma certa magia digamos assim.

A história é conhecida por praticamente todo mundo, e segue a trajetória de aventuras do bruxo Harry e suas descobertas no novo mundo mágico que conheceu. São livros divertidos e originais, que misturam diversas lendas de maneira convincente e por incrível que pareça realística, mantendo os leitores sempre interessados.

Considero que a série se divide em duas partes: A infantil e a mais adolescente, com menos ênfase na tal magia, e que tem seu ''início'' a partir do quinto livro, por isso a indicação. Os melhores livros de cada fase na minha opinião.


O Menino Maluquinho

Coloco um livro infantil que me faz ter uma grande nostalgia, mas além disso o considero uma ótima história para crianças. O Menino Maluquinho. Um dos primeiros livros que li e sem dúvida inesquecível. Não tem como uma criança (até mesmo um adulto) não gostar. A história mostra um menino feliz, que brinca, que corre e que também tem problemas. Um dos mais famosos livros infantis brasileiros e escrito pelo grande escritor/ilustrador Ziraldo. A mensagem final que é passada é emocionante.

E você? Quais livros te marcaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...