segunda-feira, 23 de abril de 2012

One Piece - Pequena Análise

Aí está. O mangá de maior sucesso no japão em todos os tempos. Batendo recorde atrás de recorde, primeiro lugar nos rankings de vendas a mais de 10 anos. Todo e qualquer produto com o nome One Piece é garantia de boas vendagens. Mas qual o segredo de tanto sucesso?

Nessa pequena análise tentarei dar minha opinião sobre quais seriam os motivos:

Publicado desde 1997 na revista Shonen Jump (a mesma de Naruto , Sasuke Uchiha , Itachi Uchiha , Madara Uchiha , Tobi , Rikudou Sennin , Kakashi Hatake , Neji Hyuga , Hinata Hyuga , Pain , Gaara , Hokage , Minato Namikaze , Jiraya , Nagato . Bleach , Dragon Ball ( Goku , Vegeta ) e Cavaleiros do Zodíaco ( Saint Seiya , entre outras), o mangá teve uma adaptação em anime em 1999 que dura até hoje. A história segue as aventuras de um jovem de 17 anos, Monkey D. Luffy, que viaja pelo mundo com seus companheiros para se tornar o Rei dos Piratas, e para isso busca o maior dos tesouros; o One Piece, deixado pelo grande pirata Gold Roger . Claro que esse é apenas o pontapé inicial de uma aventura fantástica, cheias de batalhas e surpresas.


Bom, vamos aos motivos: o principal, claro, é a história. Ela primeiramente é bastante original (alguém já viu algum outro mangá que fala de piratas?) e a criatividade transborda em todos os momentos. Mas, além disso, considero que o maior trunfo roteiro é o fato de ele ser extremamente bem construído.

Uma coisa insignificante que acontece, por exemplo, no capítulo 30 e que aparentemente não tem sentido na história, acaba se tornando no capítulo 250 algo de extrema importância para o andamento da série. Isso basicamente quer dizer que os acontecimentos não são inventados na hora (como acontece com muitos mangás). O autor Eiichiro Oda quando começa uma saga já tem todo seu desenvolvimento e final planejados. Tudo se encaixa perfeitamente  e ele junta de forma magistral momentos de ação, aventura, comédia e drama e esses elementos não são colocados apenas como detalhes. Cada um é desenvolvido sempre com atenção e tem alta importância na história.

No meio de lutas incríveis o enredo às vezes é interrompido para que seja contada a história de algum personagem e é sempre interessante. Quando se acompanha uma batalha você não quer que ela pare, mas quando isso acontece para se contar a história dramática, a vontade é não parar de acompanhá-la também. Isso porque o drama é interessante, as lutas de tirar o fôlego e a comédia sempre surge no momento certo e de maneira natural.


Além de tudo isso outro ponto fundamental para se guiar uma série, qualquer que seja, são as personagens. E nisso mais uma vez Mestre Oda nos mostra toda sua genialidade com uma quantidade de personagens sem fim, todos interessantes, com a personalidade bem criada e com importância na história. Isso se percebe principalmente na tripulação principal, com todo o carisma de personagens como Luffy , Roronoa Zoro , Sanji , Tony Tony Chopper , Usopp , Nami , Nico Robin , Franky , Brook , Shanks , Ace , Teach ( Barba Negra ), Edward Newgate ( Barba Branca ) , Dragon , Buggy , Mihawk Olhos de Falcão . Destaque também para a incomparável arte de Oda, que pode parecer estranha ou exagerada à primeira vista, mas que por sua originalidade e qualidade técnica é um dos charmes da série.

Uma trama completa, bem amarrada, sempre criativa e que prende o leitor ou espectador de uma forma fantástica. Diversão garantida para qualquer um (independente de sexo ou idade) que goste de animes/mangás e até para os que não conhecem. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...