segunda-feira, 23 de julho de 2012

Star Wars – Percepção Pessoal Pt.1


Já vou começar avisando que não sou fã da série e, diferente de muitos, minha infância não foi marcada por Star Wars. Embora eu tenha crescido nos anos 90 e sido inundado de cultura/conteúdo dos anos 70 e 80, por algum motivo eu não assisti aos episódios IV, V e VI. E, para ser honesto, eu nem me recordava de ter assistido aos episódios I e II.

Em 2005, quando o episódio III foi lançado, acabei sendo carregado pela euforia dos meus amigos nerds. Fomos ao cinema assistir um dos filmes mais aguardados da história, ou pelo menos era isso o que me diziam na época. Minha ignorância sobre esse universo criado por George Lucas era tamanha que fiquei confuso com aquele desfecho inconclusivo. Eu não sabia que a história continuava na trilogia antiga.

Bom, nessas últimas semanas eu resolvi fazer a coisa direito e então assisti aos seis filmes da saga. Comecei pelo episódio I (A Ameaça Fantasma) e segui nessa ordem. Achei o filme divertido e visualmente interessante, embora os efeitos especiais (de 1999) sejam um pouco datados, principalmente no personagem Jar Jar Binks, inteiramente computadorizado, que destoa bastante do ambiente. Já a corrida de pods, por exemplo, é magnífica! Mas, fora a parte técnica, o filme me parece bastante falho, principalmente na história, que é vazia. Esse padrão se repetiu em todos os outros filmes da série.

Corrida de Pods - Episódio I
As lutas com sabre de luz, principalmente aquela com Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) contra Darth Maul (Ray Park), fizeram meus olhos brilharem. Então, mesmo com uma trama bastante rasa, o filme me agradou e foi animado que assisti ao episódio II (Ataque dos Clones).  A pequena diferença de tempo entre os filmes (1999 e 2002) é marcante, pois se percebe claramente um aumento significativo na qualidade dos efeitos especiais. Nesse episódio o personagem Yoda é completamente feito por computadorização e o resultado, ao menos para mim, foi bastante satisfatório.

Obi-Wan Kenobi Vs. Darth Maul - Episódio I
A ação é muito mais intensa que a do filme anterior e, embora seja bastante exagerada em alguns momentos, ela é tão bem trabalhada que acaba agradando e mascarando um pouco a trama completamente sem profundidade. E por falar em profundidade, acho que seria mais interessante se os personagens não fossem tão rasos; é difícil se identificar com eles quando são assim pouco explorados. O ponto alto é o combate entre Yoda e Conde Dookan (Christopher Lee), que mesmo sendo curto, é de deixar embasbacado.

Yoda - Episódio II
O episódio III (A Vingança dos Sith) é de longe o meu favorito. Sombrio, menos exagerado que o anterior e belo visualmente. Logo no início, com a batalha das naves, percebe-se o esmero com que tudo foi trabalhado. Se em 2005 eu não gostei muito e achei confuso, revendo agora, a situação mudou. Mas mesmo sendo meu favorito da série, ainda assim não considero nenhuma obra prima.

Star Wars - Episódio III
Algumas incongruências saltaram aos olhos, como o fato de o Anakin Skywalker (Hayden Christensen) ter perdido a luta contra Obi-Wan, sendo que tinha derrotado Dookan, um oponente muito mais poderoso. E o romance entre Anakin e Padmé Amidala (Natalie Portman) é totalmente desprovido de química. Difícil acreditar que exista um sentimento intenso entre os dois.

Então essa foi a minha percepção. Fiquem à vontade para comentar, expor suas opiniões e criticar, contanto que seja de forma educada.

Leia a continuação:  Star Wars – Percepção Pessoal Pt.2

2 comentários:

  1. Muito bom o texto e corcordo.
    Acho os filmes legais de se assistir e isso por causa dos efeitos, naves, tiros de laser e as lutas com sabres de luz que são muito boas. Mas é isso. Num vejo nada de mais na história e ela nunca me chamou muito a atenção.
    E o meu preferido é também o episódio III. Minha cena favorita de toda a série é no final desse episódio, qdo se ouve pela primeira vez a respiração de Darth Vader, é de arrepiar de tão bem feito e bem pensada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, foi assim que me senti assistindo aos seis filmes. Até gostei dos episódios I, II e, principalmente, o III, mas não é nada fantástico. E confesso que me decepcionei bastante com os episódios IV, V e VI. Vou falar sobre isso na Pt.2 do post.

      Abraço!

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...