segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Livro Comentado: A Tormenta de Espadas Pt.2


[Muitos Spoilers do 3° Livro. Leia a Parte 1]

Aqui estou eu novamente. Muitas coisas aconteceram na história no decorrer das últimas quase 300 páginas e foi o último capítulo que eu li que me motivou a já escrever essa continuação do Livro Comentado. Adianto que a vontade que tive após ler esse capítulo foi a de jogar o livro pela janela! Mas antes de falar dessa parte, quero fazer um apanhado dos acontecimentos relevantes.

O anúncio de que a Sansa se casaria com Tyrion foi bastante inesperado (embora faça bastante sentido) e estranho, mas como o autor nos faz temer pela vida da Sansa, de certa forma foi um alívio ver essa união, pois assim sabemos que pelo menos dessa forma a vida dela corre menos risco. Tyrion é um inimigo poderoso, mas não é cruel. E é dotado de grande sensibilidade e empatia, mesmo com seus adversários.

Mas ao mesmo tempo em que sinto que agora a Sansa está mais segura, também percebo que estou caindo na armadilha que o sádico Martin - o autor - é especialista em armar. Ele cria situações que parecem se encaminhar para o desfecho que queremos ver. Queremos ver os Stark esmagando os Lannister, queremos ver o Joffrey sendo aniquilado, mas o que costuma acontecer é um verdadeiro balde de água fria. Então não ficarei surpreso se Tyrion e Sansa terminarem empalados.

Outra coisa bastante interessante foi acompanhar o processo de integração de Jon Snow aos selvagens, vê-lo apaixonar-se pela personagem Ygritte e quebrar seus juramentos, mesmo que por um motivo “nobre”. A certa altura do campeonato Jon finalmente revelou suas reais intenções e se separou do bando, para avisar seus verdadeiros companheiros da invasão iminente. Mas ainda não vi os desdobramentos de tudo isso.

Também está ficando bastante claro que em breve a bela Daenerys terá um exército forte o suficiente para ganhar relevância na batalha pelo trono de ferro; resta saber se ainda haverá alguém vivo quando ela chegar lá. Aguardar pra ver.

Dentre todos, os mais interessantes foram os capítulos da Arya. Através deles nós vimos um Beric Dondarrion transformado e bastante abatido fisicamente, mas capaz de literalmente voltar dos mortos. Vimos também um Cão de Caça não tão mau quanto julgávamos. Tudo estava caminhando para o momento no qual finalmente veríamos a menina Arya voltar para os braços da mãe, Catelyn. E quando finalmente elas estavam prestes e se encontrar... Deixem-me contextualizar.

Robb se casou com uma garota de outra Casa, quebrando o compromisso que havia firmado com Walder Frey. Para se redimir, viajou para as Gêmeas, junto com Edmure Tully (novo Senhor de Correrio), Catelyn e parte do seu exército. Lá Edmure se casaria com a filha de Walder Frey. Mas não é que o velho pervertido, junto com Roose Bolton, traiu o rei que jurou defender, Robb Stark!

Robb e Catelyn morreram da forma mais cruel possível, num engodo difícil de prever. E ainda por cima durante a comemoração do casamento de Edmure. Até o momento ainda não foi mostrado o destino do Senhor de Correrio, mas é provável que tenha sido morto também. Poxa... Juro que cogitei seriamente parar de ler o livro depois disso. O sentimento de raiva é inevitável. Isso mostra a capacidade que autor possui de nos fazer acreditar no que estamos lendo e temer pela vida dos nossos personagens prediletos.

Para terminar, quero apenas acrescentar que também foi fantástico acompanhar a trajetória de Jaime e ver um personagem mais humanizado, diferente do psicopata que havia sido mostrado até então. Mas será que tem alguém que consegue torcer pelos Lannister? 


Leia a continuação: Livro Comentado - A Tormenta de Espadas Pt.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...